Maria Adelaide Neto Salvado é professora aposentada da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Entre 1978 e 1989 foi conservadora-ajudante do Museu Francisco Tavares Proença Júnior de Castelo Branco. Recebeu, em 1987, o prémio Monografia Regional da sociedade Histórica da Independência Nacional pela obra em co-autoria Rei-Wamba – Espaço e Memória.
Nascida no Ribatejo, tem sido uma estudiosa da cultura e história regionais do interior da Beira, em particular no que se refere à religiosidade popular. Entre os seus trabalhos editados sobre esta temática destacam-se: O Espaço e o Sagrado em S. Pedro de Vir-a Corça; Elementos para a História da Misericórdia de Monsanto; O culto do Espírito Santo em terras da Beira Baixa - as longínquas raízes; Nossa Senhora da Azenha a Luz da raia; A Misericórdia de Medelim - apontamentos e lembranças para a sua história; A Anunciação à Virgem Maria na religiosidade popular do interior da Beira; As Fontes de S. Pedro de Vir-a-Corça (Magia e Sacralidade); A Capela de Nossa Senhora da Piedade de Castelo Branco (Retalhos de devoção); Confraria de Nossa Senhora do Rosário de Castelo Branco – Espelho de Quereres e Sentires; A Capela do Espírito Santo de Castelo Branco, Elementos para o seu conhecimento; Remoinhos – ventos e tempos da Beira; O Culto do Espírito Santo na alma do povo de Monforte da Beira. Para além destas obras, outras publicou de temática diferente.
Tem colaboração nas revistas Brotéria, Carmelo Lusitano, Estudos de Castelo Branco, Educere, Revista da Extremadura (Cáceres). É membro honorário do HACYL- Instituto de Investigaciones Antropológicas de Castilla y Léon, Universidade de Salamanca. É ainda coorganizadora da revista Estudos de Castelo Branco e da Revista Cadernos de Cultura Medicina da Beira Interior da Pré-História ao Século XXI, onde publicou 15 comunicações sobre Amato Lusitano.
Doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa, Professora Associada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Fundadora e directora do IELT, Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (1979-2015), posteriormente denominado Instituto de Estudos de Literatura e Tradição – Patrimónios, Artes e Culturas. Interessa-se pela inter/multidisciplinaridade centrada nas culturas populares.
ALGUMAS OBRAS.
Olhos, Coração e Mãos no Cancioneiro Popular Português, prefácio de José Mattoso. Lisboa, Círculo de Leitores, Janeiro 1992 (esgotado desde 1992).
Abecedoria do Coração – Arte de Bem Viver no Cancioneiro Popular Português (com António Goetze Piano, caligrafias Li Nai Guang, desenhos Carlos Augusto Ribeiro, prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa). Lisboa, Vega, 1994.
Nós de Vozes – Acerca da Tradição Popular Portuguesa (prefácio de Teresa Rita Lopes). Lisboa, Colibri, 2000 (esgotado); 2º ed. 2007.
Pés de Galinha (introdução de Rui Veloso, desenhos de Rui Santos, Rui Mendonça, Susana Fernando, Pedro Serapicos, António Araújo, Valdemar Santos, Alberto Faria, Elias Marques, Manuel Cruz, b, Cristina Valadas, Maria João Vasconcellos, Luís Mendonça, Emílio Remelhe). Porto, Edições Éterogémeas, 2002.
Cuidar da Criação – Galinhas, galos, frangos e pintos da tradição popular portuguesa (prefácio de José Augusto Mourão; um ensaio de Carlos Augusto Ribeiro sobre criação artística “Criações e voltas das galinhas”; reproduções de obras de José de Almada Negreiros, Paula Rego, Graça Morais, António Dacosta, Pedro Proença, Miguel Branco, Danuta Wojciechowska, Elna Voss-Helwig, Fátima Mendonça, Armanda Duarte, João Machado, Michel Laubu, Carlos Augusto Ribeiro, Ruth Rosengarten, António Marques, Luís Manuel Gaspar; objectos do Museu de Arte Popular e do Museu do Brinquedo; objectos cedidos por particulares e material publicitário). Lisboa, Apenas Livros, 2002. Este trabalho foi distinguido com uma menção honrosa pelas Organizações Não Governamentais do Conselho Consultivo da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, em 2001. Foi depois republicado pelo Círculo de Leitores (com outras ilustrações),2002.
As Estrelas Acessíveis – José de Almada-Negreiros: o corpo em palestra (com Carlos Augusto Ribeiro: “O que vai adiante Aqui Cáucaso”). Lisboa, Apenas Livros/IELT, 2004.
Falas da Terra – Natureza e Ambiente na Tradição Popular Portuguesa (com João Barbosa e Luís Cancela da Fonseca), investigação decorrente do curso leccionado em Março de 1997 na Fundação das Casas de Fronteira e Alorna efectuada por membros do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional: Amélia Gomes, Anabela Gonçalves, Andreia Cavaleiro, Arijana Medvedev, Carla Laranjeira, Clara Pimentel, Idalina Lejeune, Luisa de Medeiros, Manuela Parreira da Silva, Maria Teresa Branco Meireles, Rita Mota, Vera Salvador.
Comentários interdisciplinares: Luís Cancela da Fonseca, Alexandra Escudeiro, Ana Luísa Janeira, Ana Machado, Ana Salazar Braga, Aurora Carapinha, Carlos Augusto Ribeiro, Carlos Torres, Clara Pinto Correia, Cristina Baptista, Fernanda Frazão, Fernando Mascarenhas, Helena Matos, Humberto Rosa, Inês de Ornellas e Castro, João Barbosa, João Barrento, José Augusto Mourão, José Neiva Vieira, Luís Palma, Manuel João Ramos, Manuel Lisboa, Maria José Palla, Paula Abreu, Paula Cadima, Pascal Ruech, Pedro Prista, Rui Farinha, Viriato Soromenho Marques entre outros. Lisboa, Colibri/ Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, 2004.
Artes de Cura e Espanta-Males – Espólio de medicina popular recolhido por Michel Giacometti (org. Ana Gomes de Almeida, Ana Paula Guimarães e Miguel Magalhães). Lisboa, Gradiva, 2009; 2ª ed Lisboa, Gradiva, 2011.
Ana Paula GUIMARÃES com a colaboração de Adérito ARAÚJO (org.), Contas x Contos x Cantos e Que + (Cumplicidades entre Literatura e Matemática), Gradiva / IELT, 2012.
Carlota Simões e Ana Paula Guimarães (coord), Bichos Vividos. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
Anne Schneider is Senior Lecturer (section 09) and qualified to supervise research (HDR) in French Literature (Section 09 et 10) in the University of Caen, INSPE de Normandie, France, LASLAR EA 4256, « Lettres, Arts du spectacle, Langues Romanes », since 2001.
Agrégation, Modern Literature, 2000.
CNU qualification: sections 07, 09 and 10.
Ph. D., in French literature and language:
« Entre reliance, migrance et « résiliance », la littérature de jeunesse issue de l’immigration algérienne, un champ exploratoire de l’enfance au profit du contemporain » (Combining migrance, « resiliance » and alliance migrant children’s literature by immigrant algerian writers, an exploratory overview of childhood for the benefit of contemporaries). Honours: summa cum laude. Research supervisor: Pr. Beïda Chikhi, Université Paris IV-Sorbonne, 27/10/2008, Jury: Pr. Jean Perrot, Paris XIII, Pr. Annie Rouxel, Bordeaux IV, Pr. Jacques Chevrier, Paris IV, Dr. Roseline Baffet, Senior Lecturer, Strasbourg II.
She has published : La littérature de jeunesse migrante. Récits d’immigration de l’Algérie à la France, L’Harmattan, 2013.
Carlos Augusto Ribeiro
Artista Plástico / Investigador
Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa com a tese Não Estamos Sós Sob a Pele – Uma Exposição Possível Acerca de Duplos. Autor de textos sobre arte contemporânea em cruzamento com outros domínios disciplinares (literatura e ciências da comunicação) e temas (corpo, imagem, tecnologia, ambiente, paisagem, arte e medicina popular).
Leccionou Artes Plásticas (Ar.Co, Fórum Dança e ESAD-CR). Autor de opção transdisciplinar Duplo nas Artes (ESAD-CR) ou Cópias, Duplos, Máscaras e Clones na Arte e na Literatura (FCSH-Universidade Nova de Lisboa). Última publicação: “Bichos: Vivos, Mansos e Bravios, Louvados e Proscritos” in Carlota Simões & Ana Paula Guimarães (coord.), Bichos Vividos, ISBN: 978-989-26-2280-4 (DOI: 10.14195/978-989-26-2281-1), pp. 233-257.
Tem actividade no domínio das artes plásticas: exposições, capas de livros e ensaios visuais integrados em livros. Última exposição individual: Eito Dentro (instalação) no âmbito de FESTA DO LUGAR, Biblioteca Municipal de Torres Vedras, 13 de maio a 30 junho de 2022.
https://lugar.memoriamedia.net/index.php/2022/festa-do-lu-gar
Carlos Correia foi professor universitário, escritor e pioneiro na investigação e no desenvolvimento de aplicações multimédia em Portugal.
A sua obra abrange a literatura, o teatro e o multimédia. Nesta última área o
Autor supervisionou mais de duzentas aplicações, tendo algumas sido premiadas, nacional e internacionalmente. Foi durante 27 anos diretor do Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas. Integrou a equipa reitoral da Universidade Nova de Lisboa, entre 2011-2017, onde desempenhou funções de Pró-Reitor nas áreas do e-learning e da comunicação digital.
Na juventude C.C. foi jornalista, mais tarde colaborou na Televisão (R.T.P.) onde foi autor e apresentador de programas de divulgação literária.
Em 2010 o Estado Português outorgou-lhe o título de Comendador da Ordem da Instrução Pública.
Catedrático de Universidad, en el área de Didáctica de la Lengua y la Literatura de la Universidad de Extremadura. Especializado en el estudio de lectura y escritura, así como de patrimonio inmaterial hispánico (cuentos, mitos y leyendas, con especial a atención a repertorios de leyendas peninsulares y europeas), ha estudiado en diversos ensayos y artículos fenómenos culturales emergentes, como la cibercultura. Tiene reconocidos sexenios de investigación y de transferencia, y es director del Departamento de Dª de las Ciencias Sociales, de Lengua y la Literatura de la Universidad de Extremadura.
Ha desempeñado su actividad en 40 años de actividad docente e investigadora, dedicada ininterrumpidamente a la Didáctica de la Lengua y La literatura. Ha sido promotor de asociaciones pedagógicas y grupos de investigación, como el Grupo Alborán, creó la revista Puertas a la Lectura, y fundó en 2006 Red Internacional de Universidades Lectoras, red temática el ámbito de la lectura y la escritura, integrada por más de 40 universidades de España, Portugal, Italia, Rusia, China y Latinoamérica, de la que sigue siendo Coordinador General desde su fundación.
Entre sus publicaciones, cabe destacar un centenar de artículos en revistas científicas indexadas, en la WOS, en el JCR, el Arts and Humanities Citation Index o Social Sciences Citation Index) o en SCOPUS como Q1 o Q2 (https://dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=3147558 ). Coordinó el monográfico de la Revista Chilena de Literatura “El libro, la lectura y el soporte digital ¿un cambio de época?” en 2016. Ha publicado artículos de impacto sobre educación literaria, lectura y escritura en todas sus dimensiones, metodologías didácticas, cultura y memoria del agua (https://www.pearltrees.com/cursofan/investigacion-intangibles/id13474271)
Cabe subrayar la coordinación de obras como el Diccionario de Nuevas Formas de Lectura y Escritura (Santillana) o la coautoría del Manual de didáctica de la lengua de Akal, así como la dirección y participación en colecciones de prestigio, como la de Lectura y Universidad de la editorial Marcial Pons.
Ha sido miembro e inspirador del Proyecto Europeo L´Aqua, aprobado en 2014 por la European Commission Enterprise and Industry Directorate General (Convocatoria 9/G/ENTIPPA/13/411), cocreador del proyecto de Cartografías Lectoras, y en relación a congresos ha impartido conferencias invitadas, ponencias y cursos de didáctica de la lengua y la literatura y de literatura infantil en Inglaterra, Italia, Suecia, Francia, Rusia, México y Brasil. Ha organizado congresos y seminarios de ámbito internacional, como el Seminario Internacional de Lectura y Patrimonio (siete ediciones desde 2002), fruto de un convenio entre las Universidades de Extremadura y de Passo Fundo (Brasil). Nombrado Doctor Honoris Causa en 2020 por el Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva de Chile.
Arquiteta; Mestrado, AA School of Architecture (Londres); Doutoramento (História de Arte) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2008).
Como membro-fundador do CEAU/ISCTE (1999-04), desenvolveu vários projetos relacionados com as características morfológicas da cidade portuguesa em Portugal e outros territórios Além-Mar como o Brasil.
Como investigadora do ARTIS/IHA/FLUL, desenvolveu um POS-DOC com o título “Praças-Fortes do Alentejo: Arquitetura e Urbanismo Militar” na perspetiva de valorização do Património Militar.
Atualmente é Presidente da APAC (Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos) e membro da Academia Portuguesa da História e da Academia de Belas Artes de Lisboa.
Profesor del departamento de Diseño e Imagen de la Universidad Complutense de Madrid (UCM), donde imparte las asignaturas de Ilustración y Modelado 3D. Doctor por la UCM (2010), También es licenciado en Bellas Artes (UCM, 2007) y en Medicina y Cirugía (UCM, 1994).
Como investigador, tiene diversas publicaciones en relación con la aplicación de las tecnologías de digitalización e impresión 3D en la conservación y restauración de modelos anatómicos históricos de carácter didáctico, y también relacionadas con la ilustración científica, habiendo intervenido en diferentes congresos nacionales e internacionales en relación con estos temas y dirigido cursos sobre estas materias.
También ha participado en diferentes proyectos competitivos de I+D+i, siendo en la actualidad codirector del proyecto de investigación Metodologías innovadoras en conservación de colecciones científicas con modelos didácticos de Botánica, Anatomía humana y animal basadas en tecnologías 3D (Ref.: PGC2018-098396-B-I00), financiado por el Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades como parte del Programa Estatal de Generación del Conocimiento y Fortalecimiento Científico y Tecnológico del Sistema de I+D+i.
Finalmente, es codirector del Grupo de Investigación UCM Arte, Tecnología, Imagen y Conservación del Patrimonio Cultural (Ref. 970923).
Paulo José Correia Bernardes é licenciado em Matemática (ramo de Sistemas e Métodos de Computação Gráfica) pela Universidade de Coimbra, mestre em Arqueologia (Arqueologia Urbana) pela Universidade do Minho e doutorado em Informática (Computação Gráfica 3D e Visualização) pela Universidade de Aveiro.
Iniciou a sua atividade profissional em 1993 no departamento de Computação Visual do Zentrum für Graphische Datenverarbeitung (Darmstadt, Alemanha), onde colaborou num projeto pioneiro de visualização de imagiologia médica. Mais tarde, em 1995, foi trabalhar para o Cento de Computação Gráfica (Coimbra) onde foi responsável por projetos ligados aos Ambientes Virtuais, destacando-se o projeto de “Sta. Clara-a-Velha Virtual” (Ministério da Cultura) e o projeto do “Oceanário Virtual de Lisboa” (EXPO’98).
Desde 1998, desenvolve a sua atividade profissional na Unidade de Arqueologia da Universidade de Minho, onde tem estado envolvido em vários projetos nacionais e internacionais relacionados com a aplicação de métodos e técnicas de multimédia, computação gráfica 3D e visualização à Arqueologia. Particular destaque vai para os projetos “Uma Viagem Virtual a Bracara Augusta” (Braga), “Espacios de ocio, convivencia y Cultura en el Arco Atlantico: los baños públicos como símbolo de la Romanidad” (Gijon, Braga, New Castle), “Museu de Arte do Vale do Côa” (Vila Nova de Foz Côa), “Escrito na Pedra” (5 episódios para Radio Televisão Portuguesa), “Centro Interpretativo da Bobadela” (Boticas) e “Repositório de Arte Rupestre de Acesso Aberto” (Vila Nova de Foz Côa).
Atualmente é investigador integrado no Laboratório de Paisagens Património e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho, no grupo Projeto Design e Tecnologia (DeTech) e os seus principais interesses de investigação são o levantamento digital de dados arqueológicos, a representação e reconstrução virtual de sítios arqueológicos e a visualização de dados.
É membro da Sociedade Portuguesa de Matemática, da Associação Europeia de Computação Gráfica (EUROGRAPHICS) e do Grupo Português de Computação Gráfica.
Possui vários artigos publicados em conferências e revistas internacionais com revisão e um capitulo de livro publicado pela Springer.
Arqueóloga do Polo de Urbanismo das Aldeias Históricas de Portugal, mestre e doutora em Arqueologia pela Universidade de Coimbra.
Roser Calaf Masachs es catedrática de la Universidad de Oviedo (emérita honorífica desde 2020). Fue profesora de la de Barcelona (1986-2002). Su línea de investigación es educación y patrimonio. Dirigió el Grupo MIRAR en Oferta Tecnológica de la Universidad de Oviedo (2000-2006), destacando el proyectos “ Red para poner en valor educativo el patrimonio cultural y natural de Asturias” .Y , en el Plan de Investigación Nacional de España MICIN entre 2012/2015 fue Investigadora Principal en el proyecto: “Evaluación cualitativa de programas educativos de museos de España" participaron 13 museos , 5,universidades y 9 investigadores .Pertenece al ICOM/ CECA (Comité de Educación desde 2007). Sus publicaciones superan el centenar entre libros , capítulos de libro y artículos , con títulos como Didáctica del patrimonio: epistemología, metodología y estudio de casos (2009) o Acción educativa en museos: su calidad desde la evaluación cualitativa (2015). Sus últimas publicaciones (la mayoría realizados en equipo) mostrando los resultados de investigaciones y aspectos de tesis doctorales dirigidas o en curso entre 2015 y 2022 (en revistas de impacto).Recientemente ,en Portugal "Implementar la educación patrimonial y activar estrategias de desarrollo" revista Sensos-e (Vol. IX – n.º 1 | 2022 | DOI 10.34630/sensose.v9i1.4276)